Dilma e Serra decidem eleição presidencial no segundo turno

As eleições para Presidência da República só serão decididas no próximo dia 31 de outubro. A candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra disputam a corrida presidencial com dois modelos muito diferentes [...]

Logística e Transporte: Veja as propostas de Dilma e Serra:

Dilma Rousseff (PT)
A candidata petista defende a continuidade dos investimentos feitos pelo Governo Lula na área de infraestrutura. Segundo ela, a retomada da construção de ferrovias e hidrovias - ao lado da recuperação da malha rodoviária e revitalização dos portos brasileiros - foram os primeiros passos para consolidar um desenvolvimento sem gargalos no Brasil.
Entre os números citados pela petista estão os investimentos de R$ 27,71 bilhões do Governo Lula em infraestrutura de transportes entre 2007 e 2010 (no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso esse valor chegou a apenas R$ 4,15 bilhões). A candidata defende ainda a ampliação das redes de silos e armazéns, que garanta a segurança alimentar da população e favoreça as exportações.
Dilma garante a conclusão das obras do PAC com ênfase na ampliação das malhas ferroviária, rodoviária, aeroportuária e da navegação costeira. A candidata petista defende as obras de infraestrutura como essenciais para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Defende ainda o fortalecimento e democratização da mobilidade urbana, por meio da ampliação de linhas de metrô, VLT e corredores de ônibus.
“Nas metrópoles brasileiras reside hoje um dos grandes desafios para consolidar nosso projeto de desenvolvimento com inclusão social. Polos dinâmicos do desenvolvimento econômico, elas demandam investimentos em infraestrutura urbana e de moradia, principalmente para a parcela mais pobre da população. Os serviços de transporte requerem expansão e melhoria e a questão da mobilidade urbana exige planejamento continuado. A qualidade do ar e dos mananciais deve ser tema central das políticas públicas. E, nas metrópoles, esses desafios afetam de forma interligada vários municípios. Para enfrentá-los, é necessário estabelecer um mecanismo eficiente de articulação, que propicie a implementação do planejamento e da gestão urbana. Vamos dar continuidade e ampliar os investimentos em infraestrutura social iniciados no PAC para melhorar a qualidade de vida da população, em especial nos grandes aglomerados urbanos”, disse Dilma ao Jornal O Estado de São Paulo, em 20 de setembro, em resposta à pergunta “Como problemas das metrópoles afetam o dia a dia dos cidadãos?“


José Serra (PSDB)
O candidato tucano promete a contrução de 400 quilômetros de metrô. No documento entregue ao TSE critica a falta de investimentos em infraestrutura e diz que as estradas não estão boas e que os portos, há muito, deixaram de atender as necessidades do mercado. É contra a contrução do trem-bala que vai ligar a cidade paulista de Campinas até o Rio de Janeiro.
“As oportunidades de emprego e de renda, o lazer, os serviços e a capacidade de inovação e de conexão de mercados necessários à vida atual estão concentrados nas metrópoles. Mas grandes conurbações se instalaram no País desordenadamente, sem infraestrutura, planejamento e serviços. A lista de problemas resultantes é imensa: degradação dos centros urbanos e da saúde, poluição e riscos. A chave da questão é construir um novo modelo de gestão. As diversas esferas da administração pública devem trabalhar em parceria, com metas predefinidas. A Lei de Consórcios já permite que os municípios trabalhem coordenadamente. A União tem aí papel fundamental, na medida em que os recursos que aloca podem ser direcionados e mesmo condicionados a projetos que criem soluções para as metrópoles. Cabe à União, atuando em entendimento com os Estados, dar incentivo explícito para que planejem e ajam integradamente”, disse Serra ao Jornal O Estado de São Paulo, em 20 de setembro, em resposta à pergunta “Como problemas das metrópoles afetam o dia a dia dos cidadãos?“


Observação: A Equipe Infologis somente repassou a Reportagem, sendo que essas ou aquelas promessas de campanha, ficam na expectativa de serem cumpridas pelos candidatos caso sejam vencedores. Isso que nós e toda população brasileira espera!!!

Fonte: Agênica T1 e Jornal O Estado de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário