Valec divulga licitação de três trechos da Ferrovia Oeste-Leste

A empresa estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A divulgou ontem o nome dos vencedores das licitações dos lotes 1,2, e 4, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ficou com o valor final de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.
A Ferrovia vai percorrer ao todo 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e atravessará 49 municípios baianos.
O primeiro lote, que vai do Rio da Preguiça ao Terminal de Ilhéus, ambos no estado baiano, foi vencido pelo consórcio formado pelas empresas SPA, Delta e Convap, com o valor de R$ 574,4 milhões, à frente do consórcio encabeçado pela empresa Andrade Gutierrez, que ofereceu R$ 580,6. O lote 2, que parte de Riacho Jacaré e vai até o Rio da Preguiça, sagrou o consórcio das empresas Galvão e OAS, no valor de R$ 650,4, também à frente do grupo formado pela Andrade Gutierrez, que conseguiu arrematar o lote número 4, que se estende do Riacho da Barroca ao Rio de Contas, com o valor de R$ 739,8.
Os quatro trechos restantes, do total de sete a serem construídos na Bahia, seguem em processo licitatório, com previsão de divulgação no próximo dia 29 de setembro.
De acordo com a Valec, que é ligada ao Ministério dos Transportes e especializada na construção de ferrovias, a previsão é que a ferrovia seja concluída até o final de 2012. A estatal desenvolveu o projeto inspirado e elaborado pelo engenheiro baiano Vasco Neto, há cerca de 50 anos.
Para realizar a construção, a obra foi dividida em três etapas: a primeira, entre Ilhéus e Caetité (BA), terá 530 quilômetros; a segunda, entre Caetité, Barreiras e São Desidério, todas na Bahia, será de 413 quilômetros; e a terceira, de São Desidério a Figueirópolis, em Tocantins, que terá 547 quilômetros.
A ordem de serviço para o início das obras deve ser assinada no final deste mês; entretanto, a companhia estatal não confirmou a data.
Opção
Segundo o secretário estadual de Planejamento da Bahia, Antônio Alberto Valença, o projeto da ferrovia dinamizará a logística do Estado da Bahia, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha (BA), e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do Brasil atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.
"Isso proporcionará um salto no crescimento econômico estadual, na medida em que resolve os atuais gargalos logísticos de escoamento produtivo. Trata-se de um investimento integrado e complementar ao do Porto Sul, que amplia os limites do setor produtivo, garantindo a infraestrutura necessária para o crescimento da Bahia a taxas elevadas", comentou Valença.
A empresa estatal Valec divulgou ontem os vencedores da licitação dos três primeiros trechos da Ferrovia Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). O valor total das licitações supera R$ 1,9 bilhão. (Fonte)

Fonte: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

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