Infraestrutura precisa receber 5% do PIB

Durante a “Rodada de Tendências & Negócios de Logística” promovida pela Amcham-São Paulo, Paulo Fleury, CEO do Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) afirmou recentemente que o Brasil tem necessidade de investir aproximadamente 5% do PIB (Produto Interno Bruto) em infraestrutura de transportes nos próximos cinco anos.
Segundo ele, esses recursos são necessários para eliminar o déficit de obras e manutenções que se acumulou no passado, além de expandir diversos modais (rodoviário, aeroviário, hidroviário e dutoviário), acompanhando o desenvolvimento da economia nacional.
“O País está com um problema sério. Como ficamos vinte anos sem os investimentos necessários em infraestrutura, há um ‘gap’ a ser coberto e, além disso, precisamos criar condições para assegurar o crescimento econômico. É muito importante investir de 4% a 5% do PIB por ano, por ao menos cinco anos, sendo que, atualmente, os recursos destinados a essa área representam 0,5% do PIB”, apontou.
De acordo com o especialista, o setor privado está preocupado com os investimentos insuficientes no segmento e com o cumprimento das metas do PAC I e II, já que mais de R$ 200 bilhões dos recursos prometidos ainda precisam ser aplicados em obras cujas conclusões estão previstas para além de 2014.
Segundo ele, no bloco de países emergentes Bric (Brasil, Índia, China e Rússia), o Brasil aparece na última posição em infraestrutura de transportes, considerando todos os modais.

Fonte: WebTranspo


0 comentários:

Postar um comentário