Dicionário de Logística

TERMOS UTILIZADOS EM:
LOGÍSTICA – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO – MARKETING


ABC - Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades. Método contábil que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde realiza seus lucros.
ABC Classification ou Classificação ABC - Utilização da Curva de Pareto para classificar produtos em três categorias, usando critérios de demanda e valor:
Itens do grupo "A" - pouca quantidade, mas representam grande valor.
Itens do grupo "B" - quantidade e valores intermediários.
Itens do grupo "C" - muita quantidade, mas representam pouco valor.
ACF - Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido.
Acknowledgement of Receipt ou Confirmação de Recebimento - Notificação relacionada a algo recebido.
Acuracidade - Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão.
Acuracidade do Inventário (como indicador de eficácia) - É a quantidade de itens com saldo correto, dividida pela quantidade de itens verificados, vezes 100%.
ADR - Articles Dangereux de Route ou Transporte de Artigos Perigosos.
AD Valorem - Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor total dos produtos da operação (Nota Fiscal).
AFRMM - Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.
Aftermarket - Pós-venda.
AGVS - Automated Guided Vehicle System ou Sistema de Veículo Guiado Automaticamente.
AIS - Automated Information System ou Sistema Automatizado de Informações.
Alternate Feedstock - Estoque de Abastecimento Alternativo.
Análise Estatística - Serve de subsídio gerencial para analisar a frequência e intensidade de qualquer item durante determinado período estabelecido.
ANSI X12 - Um conjunto de normas promulgadas pelo American National Standards Institute, para uso na formatação e manuseio de documentos relacionados a compra transmitidos via EDI.
APS - Advanced Planning Scheduling ou Planejamento da demanda do suprimento, programação, execução avançada e otimização.
Área de Expedição - É a área demarcada nos armazéns, próxima das rampas/plataformas de carregamento, onde os materiais que serão embarcados/carregados são pré-separados e conferidos, a fim de agilizar a operação de carregamento.
Área de Quebra - É a área demarcada nos armazéns, geralmente próxima da entrada, onde as embalagens, produtos e materiais recebidos são desembalados, separados, classificados e até reembalados de acordo com o sistema ou interesse de armazenamento do armazém/empresa.
Armazém ou Warehouse - Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estocados e expedidos.
Assemble to Order - Só é fabricado por encomenda.
Atendimento de Pedidos (como indicador de eficácia) - É a quantidade de pedidos atendidos prontamente, dividida pelo total de pedidos recebidos, vezes 100%.
Auto Id - Identificação Automática.
BI – Business Internet
BI - Business Intelligence - conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas.
BTB ou B2B – Business –to – Business ou comércio eletrônico entre empresas.
BTC ou B2C – Business – to – Consumer ou comércio eletrônico de empresa para o consumidor.
Consumer – Consumidor
Core Business - relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.
CMR– Customer Relationship Managemet (Administração/Gerência de Relacionamento com Clientes)
Customer – Cliente – Freguês
ECR - (Efficient Consumer Response) - Em português “resposta ótima do consumidor” ou simplesmente “resposta rápida”. O ECR é um pensamento comum dos distribuidores e dos fabricantes cujo objetivo é melhorar a eficácia da linha de aprovisionamento, as promoções e os lançamentos de produtos. Tudo isto com o intuito de produzir e oferecer o que o cliente pede com custo mínimo.
EDI - Electronic Data Interchange - Significa Troca Estruturada de Dados através de uma rede de dados qualquer. (Negócios entre empresas, Computador a Computador).
ERP – Enterprise Resourse Plannning – Planejamento dos Recursos do Negócio, ou seja, atividades de Gestão Empresarial suportadas por aplicações de TI e compostas de muitos módulos.
Features – Características – Aspectos – Traços.
Firewall – Parede / Muro de Fogo – Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet.
IMS - Intelligent Multimedia System (Sistema Multimedia Inteligente).
JIT – Just – In – Time (Tempo Certo, Tempo Justo, Dentro do Prazo, Prazo Justo).
Kaizen - Processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos, ou seja, significa melhoramento. Mais ainda, Kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida - seja no trabalho, na sociedade ou em casa - merece ser constantemente melhorado.
Kanban -Sistema de Controle da Produção e dos Inventários.
OEM - (Original Equipment Manufacturer) - Quando um bem ou produto é produzido por um fabricante, mas leva a marca de outro fornecedor.
PCPM - Planejamento e Controle da Produção e de Materiais.
PPCP – Planejamento, Programação & Controle da Produção.
RFID - é um acrónimo do nome (Radio-Frequency IDentification) em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.
SAP - "Systemanalyse and Programmentwicklung" (Sistemas, Aplicações e Produtos para Processamento de Dados) - softwares para aplicações em negócios.
SCM – Supply Chain Management – Administração da Cadeia de Suprimentos.
TI – Tecnologia de/da Informação.
VMI – Valor Máximo Indenizável - É o valor máximo de indenização a ser pago pela seguradora em virtude de sinistro coberto. Esse valor pode estar representado pela totalidade dos bens segurados ou pelo limite máximo de indenização, que deve corresponder à maior perda que o Segurado poderá sofrer em caso de sinistro catastrófico.
WMS - Warehouse Management Systems - (Sistemas de Gerenciamento de Armazém ).

Equipe Infologis

0 comentários:

Postar um comentário