O quadro acima, de uma apresentação da ANTF - entidade que congrega os concessionários de ferrovias - mostra alguns números importantes, como a evolução da participação do modal ferroviário na matriz de transportes (em ton x km úteis). Saiu de 17% em 1997 para 25% em 2009.
Os concessionários de ferrovias investiram mais de R$ 22 bilhões na malha e em material rodante, nesse período de 1997 - 2009.
Outro destaque é o aumento de 80 vezes na movimentação de contêineres, o que significa cargas de maior valor agregado.
O número de empregos aumentou em 120% nesse período.
O número de acidentes reduziu 80%.
Tirando os aspectos que dizem respeito à operação ferroviária, os principais desafios para os próximos anos são a implantação de fábrica de locomotivas e a fabricação de trilhos no Brasil.
Esses dois pontos são de vital importância para a expansão e modernização da malha ferroviária brasileira, que inclui, além do que já existe, a expansão da Norte-Sul, a Nova Transnordestina, a Oeste-Leste na Bahia e a Integração Centro-Oeste.
Fonte: ANTF
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