O GIS promete lançar a próxima grande revolução da informação

Para o leigo, o termo “sistemas de informações geográficas”, ou GIS, pode parecer uma outra forma de descrever aquilo que os cartógrafos fazem para ganhar a vida...
Mas Susan Wachter, professora de mercado imobiliário e finanças da Wharton, oferece uma perspectiva diferente: “O GIS tanto pode aperfeiçoar o processo de tomada de decisões nos setores privado e público, quanto ampliar a compreensão de localização nas ciências sociais”.
GIS é uma tecnologia de computação, que consiste em hardware, software e dados usados para captar, exibir e analisar informações sobre dados espaciais. Utilizada em mais de 50 países, a tecnologia GIS pode fornecer soluções precisas e com boa relação custo/benefício para uma crescente gama de aplicações, entre elas: planejamento do uso e avaliação da terra para fins de taxação; gestão de recursos naturais e análise do meio ambiente; planejamento de transporte e logística e serviços de emergência e de expedição. Cada vez mais, o setor privado vem adotando o GIS como forma de melhorar o desempenho e o processo de tomada de decisões, ao mesmo tempo em que a comunidade empresarial vem utilizando dados geográficos desenvolvidos pelo setor público. A utilização do GIS nos dias que se seguiram aos atentados terroristas de 11 de setembro ressalta a urgência de desenvolver esse sistema como um recurso nacional. Para isso, de acordo com os proponentes dessa idéia, é fundamental receber dados de empresas, universidades e organizações governamentais.

Matéria na íntegra: http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewfeature&id=452&language=portuguese

Vale a pena ler...apesar de um pouco antiga a matéria, estão começando a serem usadas em massa essas tecnologias...

Fonte: http://www.wharton.universia.net/index.cfm

0 comentários:

Postar um comentário