Obra aumentará a profundidade de 9 para 11 metros....
A Secretaria de Portos (SEP) inicia hoje, dia 30 de junho, mais uma obra do Programa Nacional de Dragagem (PND), que consiste em aprofundar os 18 principais portos brasileiros. Desta vez, a dragagem será realizada no Porto de Cabedelo (PB), situado à margem direita no estuário do Rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade.
O terminal paraibano é responsável pela importação de granéis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo), combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o porto também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul, escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A obra, orçada em R$ 39,6 milhões, aumentará a profundidade do porto dos atuais nove para 11 metros. Além disso, a bacia de evolução será alargada em 55 metros. A draga Hang Jun 3001, que tem capacidade para dragar 3 mil metros cúbicos, iniciará os trabalhos, que serão complementados pela draga Volzee, de 750 metros cúbicos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em dezembro deste ano.
Segundo o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, a obra deixará no passado a restrição estrutural que impedia o aumento da receita com o desembarque de mercadorias. “Agora o porto terá uma estrutura física adequada para receber navios de calados maiores, praticamente dobrando a sua capacidade de operação”, diz. Hoje, Cabedelo tem capacidade para receber de 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação e, após a dragagem, estará apto para o desembarque de até 70 mil toneladas por embarcação.
Fonte: Tecnologística
A Secretaria de Portos (SEP) inicia hoje, dia 30 de junho, mais uma obra do Programa Nacional de Dragagem (PND), que consiste em aprofundar os 18 principais portos brasileiros. Desta vez, a dragagem será realizada no Porto de Cabedelo (PB), situado à margem direita no estuário do Rio Paraíba do Norte, na parte noroeste da cidade.
O terminal paraibano é responsável pela importação de granéis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo), combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o porto também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul, escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A obra, orçada em R$ 39,6 milhões, aumentará a profundidade do porto dos atuais nove para 11 metros. Além disso, a bacia de evolução será alargada em 55 metros. A draga Hang Jun 3001, que tem capacidade para dragar 3 mil metros cúbicos, iniciará os trabalhos, que serão complementados pela draga Volzee, de 750 metros cúbicos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em dezembro deste ano.
Segundo o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, a obra deixará no passado a restrição estrutural que impedia o aumento da receita com o desembarque de mercadorias. “Agora o porto terá uma estrutura física adequada para receber navios de calados maiores, praticamente dobrando a sua capacidade de operação”, diz. Hoje, Cabedelo tem capacidade para receber de 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação e, após a dragagem, estará apto para o desembarque de até 70 mil toneladas por embarcação.
Fonte: Tecnologística
0 comentários:
Postar um comentário