O que são empresas Transnacionais?

As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo, nesse caso ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.
Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detém um grande capital acumulado, o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes.
Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres. Nesses países as transnacionais exercem funções importantes como acelerar o desenvolvimento industrial, além de gerar postos de trabalho.
No entanto, essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país, pelo contrário, para sua instalação acontecer o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou tota de tributos , até mesmo dos lucros, esses países se submetem a essas exigências a fim de atrair novos investimentos estrangeiros e também garantir a permanência das empresas.
As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.
Há pouco tempo essas empresas eram denominadas de multinacionais, porém, gradativamente esse termo não mais está sendo usado, uma vez que a expressão emite uma idéia de uma empresa que possui diversas nacionalidades. Dessa forma, empresas com essas características recebem o nome de transnacionais, possuem sede em um país e desempenham atividades em diversos outros.
Atualmente, existem em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém, existem ainda corporações oriundas da Coréia, Índia, México e Brasil.
As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países.
Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm

0 comentários:

Postar um comentário