Um projeto que prevê a construção de um complexo logístico com um novo porto de ferrovia e aeroporto internacional em Ilhéus, na Bahia, pretende impulsionar a economia da região.
Os investimentos somam mais de R$ 12 bilhões. O porto é a obra principal com custo de quase R$ 4 bilhões, dinheiro de uma multinacional que explora minério de ferro no município de Caetité. O transporte do minério será feito pela ferrovia oeste leste, obra do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), no valor de R$ 6 bilhões de reais. A ferrovia também vai transportar soja, milho e outros produtos.
Revitalização
A região já foi uma das mais ricas da Bahia no auge da cultura do cacau, e hoje enfrenta dificuldades econômicas e desemprego. “Existem 35 mil pais de família desempregados”, declarou o líder comunitário Edvaldo Coelho dos Santos.
Os projetos ainda não saíram do papel, mas já atraem empresários chineses e do grupo Votorantim. Em documento, os empresários assinam um protocolo de intenções para investimentos de R$ 2 bilhões na região.
Apoio e oposição
Após 35 anos de prejuízos com a cultura do cacau, os empresários do sul da Bahia apóiam o mega projeto, mas querem preservar regiões como a da Lagoa encantada. Isso porque o complexo vai ficar em uma área de 1.800 hectares de Mata Atlântica, rica em biodiversidade de árvores nativas e animais ameaçados de extinção. ONGs de defesa do meio ambiente e empresários do turismo são contra o projeto.
Já a população defende a construção do Porto Sul para tentar garantir o futuro dos jovens na região. A estimativa é que as obras devam gerar cerca de 30 mil empregos.
Segundo o presidente da Associação de Turismo da Região Sul, Luggi Massa, o Ibama ainda não emitiu os laudos de impacto ambiental do complexo, mas o governo da Bahia não acredita no retrocesso e faz investimentos para consolidar o projeto. A discussão já chegou à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da câmara dos deputados.
"Na última audiência, o Ministério Público Federal avaliou que o projeto está em uma área de proteção ambiental e a legislação só permite desmatamento em caso de obra de interesse público. A questão volta a ser discutida em data ainda a ser definida", afirmou Massa.
Link para o vídeo : http://videos.band.com.br/v_61899_brasil_projeto_preve_construcao_de_complexo_logistico_na_ba.htm
Fonte: www.band.com.br
Os investimentos somam mais de R$ 12 bilhões. O porto é a obra principal com custo de quase R$ 4 bilhões, dinheiro de uma multinacional que explora minério de ferro no município de Caetité. O transporte do minério será feito pela ferrovia oeste leste, obra do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), no valor de R$ 6 bilhões de reais. A ferrovia também vai transportar soja, milho e outros produtos.
Revitalização
A região já foi uma das mais ricas da Bahia no auge da cultura do cacau, e hoje enfrenta dificuldades econômicas e desemprego. “Existem 35 mil pais de família desempregados”, declarou o líder comunitário Edvaldo Coelho dos Santos.
Os projetos ainda não saíram do papel, mas já atraem empresários chineses e do grupo Votorantim. Em documento, os empresários assinam um protocolo de intenções para investimentos de R$ 2 bilhões na região.
Apoio e oposição
Após 35 anos de prejuízos com a cultura do cacau, os empresários do sul da Bahia apóiam o mega projeto, mas querem preservar regiões como a da Lagoa encantada. Isso porque o complexo vai ficar em uma área de 1.800 hectares de Mata Atlântica, rica em biodiversidade de árvores nativas e animais ameaçados de extinção. ONGs de defesa do meio ambiente e empresários do turismo são contra o projeto.
Já a população defende a construção do Porto Sul para tentar garantir o futuro dos jovens na região. A estimativa é que as obras devam gerar cerca de 30 mil empregos.
Segundo o presidente da Associação de Turismo da Região Sul, Luggi Massa, o Ibama ainda não emitiu os laudos de impacto ambiental do complexo, mas o governo da Bahia não acredita no retrocesso e faz investimentos para consolidar o projeto. A discussão já chegou à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da câmara dos deputados.
"Na última audiência, o Ministério Público Federal avaliou que o projeto está em uma área de proteção ambiental e a legislação só permite desmatamento em caso de obra de interesse público. A questão volta a ser discutida em data ainda a ser definida", afirmou Massa.
Link para o vídeo : http://videos.band.com.br/v_61899_brasil_projeto_preve_construcao_de_complexo_logistico_na_ba.htm
Fonte: www.band.com.br
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