Porto do Pecém estuda ampliação


Licitação para obras ocorrerá neste ano...
O Porto de Pecém divulgou nesta semana que o projeto executivo de ampliação do Porto de Pecém está em fase de conclusão e a obra deverá ser licitada ainda este ano.
Orçada em R$ 1,2 bilhão, a reestruturação atenderá aos futuros empreendimentos como refinaria, siderúrgica e às necessidades da Ferrovia Transnordestina, com trecho até o Pecém.
O consórcio Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos de Engenharia foi o vencedor da concorrência para a elaboração de estudos e projetos relacionados à ampliação do Terminal.
Os projetos compreendem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.800 metros de extensão, pavimentação de 1 mil metros sobre o quebra-mar; a construção de 930 metros de cais de atracação com três berços para a exportação de placas produzidas pela CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), projetos conceituais de dois píeres de granéis líquidos para as operações da Refinaria Premium II, um píer de granéis sólidos para a operação da Transnordestina Logística e edificações de apoio.
Para Adail Fontenele, secretário da infraestrutura do Estado, explicou que a ampliação é uma obra fundamental, pois proporcionará ganhos, uma vez que tornará o porto mais competitivo em relação aos demais portos brasileiros, em razão da modernidade, melhor operação com cargas e, principalmente, potencializando uma de suas grandes vantagens: a proximidade dos grandes centros consumidores dos produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos.

Fonte: LogWeb

0 comentários:

Postar um comentário