Estradas precárias atrasam crescimento do Brasil

Temos rodovias arrebentadas, cortadas, e ainda assim abertas para circulação. Vendo as imagens rapidamente pode-se pensar que são as destruídas por um terremoto.
As rodovias brasileiras estão em mal conservadas há décadas. A chuva dos últimos dias agravou a situação.
Só em São Paulo, duas das principais rodovias brasileiras enfrentam interdições por causa da queda de barreiras. Há outros perigos.
Em breve vai ser impossível passar por uma estrada do Ceará. Ela está desaparecendo. Terra e pedras despencaram sobre a rodovia estadual CE-253 e levaram parte do asfalto. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) já disse que não compensa recuperar a rodovia. A solução é fazer uma nova. Mas enquanto isso os motoristas se arriscam.
Na divisa de São Paulo com o Paraná, o perigo está em uma ponte construída há 50 anos que ameaça cair. O tráfego de veículos pesados foi proibido. A interdição levou a improvisos. Todos os dias, trabalhadores que chegam de ônibus têm que descer, seguir a pé e pegar mais um ônibus do outro lado.
Já no Pará, parte da BR-163 não tem nem asfalto. Como agora é período de chuva por lá, os motoristas que enfrentam o lamaçal não costumam ir muito longe.
Rodovias que apresentam problemas com frequência foram mal construídas ou são mal conservadas. Os motoristas que passam por essas estradas perdem tempo e dinheiro.
Na Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais, um deslizamento de terra deslocou pilares de um viaduto, o asfalto cedeu e agora os caminhoneiros têm que pegar um desvio que aumenta em 72 quilômetros a viagem até Belo Horizonte. A situação só deve ser resolvida daqui a dois meses.
Na Via Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, a queda de uma barreira há dez dias interditou uma das pistas e o acostamento.

Matéria na íntegra: http://www.ntcelogistica.org.br/noticias/materia_completa.asp?CodNoti=39167

Assista o vídeo completo em: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1513265-16020,00-ESTRADAS+PRECARIAS+ATRASAM+CRESCIMENTO+DO+BRASIL.html

Fonte: NTC Logística e Bom Dia Brasil

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