Formada em grande parte por imigrantes europeus e japoneses, a cidade desenvolveu um caldo cultural de onde emergiu sua população empreendedora, com tradição cooperativista e qualificada, com 12% de seus 335 mil habitantes nas universidades. Com renda per capita anual de R$ 18.914, o município foi considerado o mais seguro do Brasil em levantamento do IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada,realizado em 2005.
O Produto Interno Bruto da região metropolitana, composta por 14 municípios, é de R$ 6,1 bilhões e se divide entre o setor de serviços, com participação de 50%; industrial, com 35%; e agrícola, com 15%. Para dar vazão a toda essa capacidade produtiva e impulsionar ainda mais esse potencial, Maringá tem se preparado, em termos de estrutura logística e facilidades operacionais e fiscais, para ser o grande hub concentrador de cargas da região.
Segundo a prefeitura, o município é o que mais recebeu verbas federais per capita, entre 2007 e 2009, para obras de infraestrutura, como o contorno rodoviário ao sul da cidade e o rebaixamento da linha férrea, administrada pela ALL, obra em andamento. Já existe também o projeto para o contorno norte, que prevê a edificação de 18 viadutos e que deverá custar R$ 150 milhões aos cofres públicos.
Evidentemente, as verbas federais não são concedidas ao acaso e dependem de três fatores principais: um bom projeto, que apresente as necessidades, as dificuldades técnicas e orçamentos fiéis; um bom relacionamento político e responsabilidade fiscal.
Matéria na íntegra: http://www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,26043.asp
Fonte: Portal Tecnologística
O Produto Interno Bruto da região metropolitana, composta por 14 municípios, é de R$ 6,1 bilhões e se divide entre o setor de serviços, com participação de 50%; industrial, com 35%; e agrícola, com 15%. Para dar vazão a toda essa capacidade produtiva e impulsionar ainda mais esse potencial, Maringá tem se preparado, em termos de estrutura logística e facilidades operacionais e fiscais, para ser o grande hub concentrador de cargas da região.
Segundo a prefeitura, o município é o que mais recebeu verbas federais per capita, entre 2007 e 2009, para obras de infraestrutura, como o contorno rodoviário ao sul da cidade e o rebaixamento da linha férrea, administrada pela ALL, obra em andamento. Já existe também o projeto para o contorno norte, que prevê a edificação de 18 viadutos e que deverá custar R$ 150 milhões aos cofres públicos.
Evidentemente, as verbas federais não são concedidas ao acaso e dependem de três fatores principais: um bom projeto, que apresente as necessidades, as dificuldades técnicas e orçamentos fiéis; um bom relacionamento político e responsabilidade fiscal.
Matéria na íntegra: http://www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,26043.asp
Fonte: Portal Tecnologística
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