Caldo de cana é bom para motores


A Mercedes-Benz, o maior fabricante de caminhões e ônibus do país, decidiu apoiar a ideia do uso do diesel feito da cana-de-açúcar. A empresa testou o combustível em seus motores e concluiu que os resultados superam os de várias outras alternativas de energia veicular. Entre as conclusões da montadora, além dos ganhos para o ambiente, também surge uma boa notícia para os frotistas: adocicar o motor do transporte coletivo ou de carga não vai custar mais, não vai reduzir em nada o desempenho e pode ser usado em qualquer veículo já em circulação.
A partir de abril, serão iniciados os testes de rua. A montadora alemã também se prepara agora para encaminhar os resultados das suas análises para a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pretende também defender o uso do novo combustível de acordo com a mistura testada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e por meio da qual se comprovou a sua eficiência: uma mistura de 10% do diesel de cana e 90% do diesel comercial das áreas metropolitanas (S 500).
Segundo o gerente de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz, Gilberto Leal, com essa fórmula, os motores testados apresentaram redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar em nada os níveis de NOx (Óxidos de Nitrogênio). Nas mesmas avaliações, diz o executivo, o desempenho manteve-se igual ao do motor que usa diesel convencional. Além disso, e o uso do novo combustível não exigiu nenhuma alteração na estrutura do equipamento.

Matéria completa em: http://www.ntcelogistica.org.br/noticias/materia_completa.asp?CodNoti=38759

Fonte: NTC Logística e Valor Econômico




0 comentários:

Postar um comentário