O setor de transportes paranaense está otimista em relação ao impacto da safra 2009/2010 em suas atividades, nos próximos dois meses. A expectativa é que as colheitas de grãos, que estão em seu início no Estado, ajudem o segmento a recuperar as perdas da safra passada, quando o valor dos fretes foi reduzido em cerca de 10% em relação ao período imediatamente anterior.
Os preços, no entanto, devem ficar mais salgados: empresários chegam a estimar que o valor dos serviços aumente em até 60%. Em Paranaguá, a administração do porto informa estar preparada para um movimento 30% maior no embarque de soja.
“O transporte de grãos é baseado na oferta e na procura. E a oferta deve ficar aquém da demanda”, explica o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Paraná (Setcepar), Laudio Luiz Soder, que também dirige uma empresa do ramo em Palotina (na região Oeste).
No período, ele informa que os preços para o transporte de uma tonelada de soja, da região Oeste até Paranaguá, podem atingir até R$ 80 a média - durante a entressafra, é de R$ 48. A queda nos preços, na safra passada, se deveu, conta ele, ao deslocamento da oferta de transporte do Sul para o Centro-Oeste do país.
Matéria na íntegra: http://newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=20483
Fonte: NewsComex - Comércio Exterior e Logística
Os preços, no entanto, devem ficar mais salgados: empresários chegam a estimar que o valor dos serviços aumente em até 60%. Em Paranaguá, a administração do porto informa estar preparada para um movimento 30% maior no embarque de soja.
“O transporte de grãos é baseado na oferta e na procura. E a oferta deve ficar aquém da demanda”, explica o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Paraná (Setcepar), Laudio Luiz Soder, que também dirige uma empresa do ramo em Palotina (na região Oeste).
No período, ele informa que os preços para o transporte de uma tonelada de soja, da região Oeste até Paranaguá, podem atingir até R$ 80 a média - durante a entressafra, é de R$ 48. A queda nos preços, na safra passada, se deveu, conta ele, ao deslocamento da oferta de transporte do Sul para o Centro-Oeste do país.
Matéria na íntegra: http://newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=20483
Fonte: NewsComex - Comércio Exterior e Logística
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