Governo federal trabalha no projeto de extensão da Ferrosul até o Porto do Rio Grande

O Ministério dos Transportes confirmou que está concluído e encontra-se em fase de aprovação um ensaio de diretriz de traçado para estender a ferrovia Norte-Sul – compreendida entre o estado de São Paulo e o Porto do Rio Grande, de acordo com a reivindicação dos governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Campo Grande, no dia 18 de novembro de 2009. Esta solicitação também foi apresentada ao ministro Alfredo Nascimento em audiência realizada no dia 9 de dezembro, em Brasília, quando na ocasião, o deputado Jerônimo Goergen (PP) entregou ao ministro o relatório final da Comissão de Representação Externa para criação da Ferrosul que por 30 dias realizou 20 audiências públicas no RS colhendo sugestões para criar uma empresa ferroviária pública na região sul. O ministro Alfredo Nascimento, durante a reunião em Brasília, determinou à sua assessoria técnica a inclusão dos projetos da Ferroeste, apoiados pelo Codesul, no sistema nacional de bitola larga.
A partir dos encaminhamentos elaborados pela Comissão da AL-RS para a criação da Ferrosul, os governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande, ratificaram documento para criação da nova empresa férrea. A Ferrosul será gerida pelos quatro estados abrangidos pelo Codesul, planejando, construindo e operando ferrovias e sistemas logísticos, tendo como base estrutural física a linha existente da estatal paranaense Ferroeste. Juridicamente a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os estatutos, passando a denominar-se Ferrosul, por acordo de acionistas. Será formada uma empresa pública, nos moldes do BRDE.
O Ministério dos Transportes já confirmou que está em fase de aprovação plano de diretriz de traçado que permita que a ferrovia Norte-Sul, hoje prevista para chegar até Panorama (SP) e daí a Porto Murtinho (MS), seja estendida até o Porto do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Esta orientação do governo federal será encaminhada ao grupo de trabalho formado por técnicos dos quatro estados do sul instituído pela Resolução Codesul nº 1.042, para a elaboração de um documento que oriente os governadores do Codesul sobre os impactos do traçado projetado em cada um dos Estados e na região como um todo.
A criação da Ferrosul irá fomentar a integração de novos projetos ferroviários, em uma ligação com os modais rodoviário, hidroviário, aeroportuário, bem como aos portos da região. A ampliação da ferrovia para a região Sul tem ainda mais importância ao criar uma alternativa para aliviar o transporte de cargas nas rodovias do país.
Para o deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), o governo federal manifesta concretamente a intenção de implantar a Ferrosul: “O desenvolvimento dos estudos pelo Ministério é um passo a mais no projeto e fortalece os nossos esforços porque o Rio Grande entra nos trilhos do Brasil. Verificamos com os trabalhos da Comissão da AL-RS a intensa mobilização da sociedade gaúcha em torno de um projeto, que é fundamental para a revolução logística da região sul”, avalia o parlamentar.

Fonte: NTC Logística e Jornal Agora


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