Fusões e aquisições no Brasil crescem 26% no primeiro semestre e existe um clima favorável para a realização de novos negócios,diz especialista.

Como foi amplamente difundido pela imprensa, este ano, o volume de negociações de fusões e aquisições anunciadas de janeiro a julho de 2015 cresceu 26,1%, comparado ao mesmo período do ano passado, mas o valor envolvido nestas transações foi maior: 53,7%, se verificado igual período.
Os fundos de investimentos têm sido a solução encontrada por muitas empresas para superar as dificuldades. É que, apesar das incertezas na economia brasileira, fundos de private equity nacionais e estrangeiros, embora mais seletivos, continuam apostando em empresas brasileiras e empregando recursos para que elas cresçam e, assim, possam participar de seus resultados.
Segundo o especialista em fusões e aquisições (F&A), Roberto Lacerda Oliva, Diretor Geral da SOMA LOG; www.somalog.com, que tem suas atividades realizadas no Brasil, Espanha e Portugal e que mantem acordos de colaboração nos 5 continentes, esta tendência está chegando com força ao segmento de Logística e Transportes.
Segundo Oliva, que é sobrinho neto do prestigioso empresário Sr. José Carneiro Gusmão de Lacerda, que na década dos anos 40, 50 e 60 foi um dos fundadores de ANTC – Associação Nacional de Transportes de Carga e do SETICESP Sindicado das Empresas de Transportes de Carga do estado de São Paulo, dirigindo empresas da envergadura de Transportes Gloria e Organizaçao Total de Transportes, “o mercado brasileiro do TRC – Transporte Rodoviário de Cargas, é formado por empresas com estrutura familiar; o controle acionário das principais empresas nacionais do setor, estão em mãos de um só acionista ou controlado por uma saga familiar.”
O segmento; continua o executivo, salvo honrosas exceções, não foi capaz de formar a nova geração de executivos para substituir com o mesmo grau de brilhantismo os percussores do negócio e em muitos casos a opção por
profissionalizar a gestão das empresas nem sempre alcançou o êxito previsto pelos controladores das organizações. .
Normalmente, as novas gerações obtiveram êxito em outros negócios, principalmente, no caso brasileiro, com a exploração do negócio imobiliário e outras operações mais rentáveis no curso prazo e não tem intenção de dar continuidade às operações das empresas que herdarão, conclui o executivo que mantem sua base de trabalho na Europa desde o ano 1991 e visita regularmente a filial de sua empresa, que atua no Brasil.
Esse fenômeno abre grandes oportunidades para a realização de operações de Venda e/ou de Fusões de empresas do nosso segmento.
Nossa principal atividade na Soma Log; www.somalog.com é realizar as conexões entre empresários e investidores, tanto nacionais como internacionais, destaca Oliva.
As organizações internacionais do segmento de Logística e Transportes, tanto europeias como norte americanas tem uma imperiosa necessidade de estar presentes no Brasil.
O fenômeno da globalização, intensificado pelo advento das transações internacionais realizadas através do E-Commerce, obrigam às grandes corporações a dispor de uma rede global com garantias; o nível de exigência, tanto de embarcadores como consignatários é cada vez maior; já não vale dispor de um representante no Brasil que realiza atividades para diversas organizações, sem incorporar à sua cultura os princípios organizativos da casa matriz destes grupos internacionais, finaliza o dirigente.

Sobre a Soma Log, www.somalog.com – A Soma Log tem sua origem na organização Press Log (www.presslog.com.br) através da qual a sociedade formada por Claudio Lacerda Oliva; Diretor Geral das empresas no Brasil e Roberto Lacerda Oliva, Diretor Geral das empresas na Europa prestam serviços de assessoria e consultoria para os segmentos de logística e de Transportes. A equipe executiva da Soma Log é formada por especialistas; cuidamos de uma operação de F&A desde o seu respectivo desenho até a posta em marcha das soluções planificadas. Nosso êxito é estar em contato permanente com o segmento e investir recursos nas atividades de Investigação e Desenvolvimento; conhecemos com antecedência as principais operações de investimento e desinvestimento que estão sendo realizadas no setor, conclui Oliva. Informações adicionais: Europa: + 34 627 780244 Brasil: 11 43296529 Skype: presslogbr ou robertolacerdaoliva1 Twitter: @presslog_br.


0 comentários:

Postar um comentário