ESTANTE INTELIGENTE RFID

Há alguns anos já se discutia a extinção do livro impresso. Mesmo contra os pensamentos dos amantes dos livros físicos, muitos já pronunciavam que os substitutos naturais deles seriam as parafernálias tecnológicas, conhecidas como e-books, tablets e outros. Entretanto, pesquisas recentes mostram que o fim dos livros impressos, se um dia acontecer, ainda está longe de chegar. Prova disso são os números da mais recente pesquisa da consultoria Forrester Research. De acordo com o estudo, os aparelhos eletrônicos para leitura de livros, ou e-readers, devem cair de 5,8 milhões de unidades projetadas em 2013 para 2,3 milhões em 2017.
Neste cenário, as bibliotecas devem empregar ferramentas modernas que liberem os seus funcionários para funções inteligentes, e não repetitivas, que demandem o contato humano, como orientação de usuários em suas pesquisas e uso do acervo bibliográfico, desenvolvimento de coleções e processamento técnico das mesmas, desenvolvimento de políticas internas, elaboração de projetos, tratamento e disseminação de produção científica, dentre inúmeras outras atividades.
Resguardando a paixão de muitos pelos livros impressos a RIFIDBrasil - Gateway Library & Solutions, setor dedicado à área de Bibliotecas e Acervos da Gunnebo Gateway Brasil, líder nacional em soluções tecnológicas para a proteção eletrônica de mercadorias no varejo e uma das maiores companhias do mundo na área de segurança, apresenta ao mercado nacional a inédita tecnologia da Estante Inteligente que soma a agilidade operacional para a biblioteca e privacidade para os leitores.
Agilidade, pois, tradicionalmente, os sistemas de devolução consistem em “bocas de lobos”, cujos livros devolvidos necessariamente precisam passar por um ou mais funcionários da biblioteca que reativam os sistemas de segurança e os devolvam às estantes. Processo que demanda tempo dos funcionários e paciência dos leitores, até terem a obra novamente à disposição. Com a Estante Inteligente, o próprio leitor ao colocar o livro em uma das prateleiras realiza a devolução e a ativação do dispositivo eletrônico de proteção do livro simultânea e automaticamente.
O equipamento também dispõe de um totem em que o usuário terá a confirmação da operação e opcionalmente poderá imprimir um recibo que comprova a devolução ou envia o documento por e-mail.

Para ver um vídeo e saber como a Estante Inteligente funciona, envie um e-mail para rfid@rfidbrasil.com.


0 comentários:

Postar um comentário