Principais motivos que devem levar uma empresa do segmento em contratar uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa

Neste artigo, Roberto Lacerda Oliva, Diretor Geral das empresas, Press Log e Soma Log, ambas dedicadas aos segmentos de consultoria empresarial para os segmentos de Logística e de Transportes, aborda os principais motivos que devem levar uma empresa do segmento em contratar uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa [...]

Temos feito um esforço considerável para transmitir aos empresários brasileiros a importância de buscar, de forma permanente, a diferenciação dos serviços oferecidos por suas empresas de Logística e de Transportes em relação aos seus competidores.
Entretanto devemos confessar nossa frustração; realmente temos que assumir que a atividade de la qual nos ocupamos ainda atua de forma muito embrionária.
Para que vou utilizar os serviços de uma empresa de Assessoria de Imprensa é a pergunta recorrente que nos faz os empresários do setor.
Portanto, de maneira reiterada, penso que é nossa obrigação apresentar, em forma de decálogo, os motivos que justificam a utilização de uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa:
Em primeiro lugar através de um processo harmônico de comunicação a empresa transmitirá ao mercado respostas objetivas para as questões que costumam gerar duvidas na relação comercial do dia a dia.
Em segundo lugar o custo de uma visita presencial; normalmente realizada por um representante comercial da empresa é o suficientemente elevado para que o vendedor não tenha sua agenda de trabalho bastante planejada: os trabalhos de assessoria de imprensa geram interessante fluxo de visitas para os comerciais.
Em terceiro lugar não existe nada mais ético e eficaz que trasladar ao mercado informações através de notícias. Com um bom planejamento em assessoria de imprensa filtramos as informações que difundiremos sobre a nossa organização.
Em quarto lugar o valor de uma empresa também é formado pelo que alcança a sua identidade de marca junto ao mercado objetivo. Um trabalho pro ativo em geração de notícias sobre a empresa eleva a marcar de categoria.
Em quinto lugar é nossa obrigação como empresários, informar aos nossos clientes e prospectos las peculiaridades sobre os nossos produtos e serviços; informações tais como: estrutura operativa, acesso ao serviço de informação ao cliente, horários de funcionamento prazos médios de entrega podem fazer parte do sistema de comunicação da empresa com o seu mercado objetivo.
Em sexto lugar uma marca que está sempre em exposição será sempre requerida pelo usuário do setor de transportes.
Em sétimo lugar; o Brasil atravessa um período de retração comercial. O aspecto da concorrência será cada dia más acirrado; uma empresa não deve esconder-se num ambiente de crise; ao contrário, deve exibir-se.
Em oitavo lugar, não existe nada mais rápido e seletivo para alcançar um diálogo permanente com o nosso mercado objetivo que a circulação de notícias sobre a nossa empresa.
Estamos convencidos de que mediante um trabalho organizado de assessoria de imprensa uma empresa pode mudar de patamar comercial no qual está instalada.
Temos detectado situações extremamente prejudiciais para os interesses do setor; em alguns trabalhos de consultoria comercial que realizamos, observamos com tristeza a pouca inovação que existe no segmento.
Tivemos o cuidado de comparar 15 apresentações gerais de empresas, realizadas normalmente em formato PDF. Acreditem; dos 15 documentos estudados detectamos uma repetição de conteúdo o que determina a falta de iniciativa para conseguir um diferencial operativo em relação à concorrência.
A mesma situação constatamos quando estudamos tarifas de preços. Uma tarifa de preços deve refletir a política dos custos diretos e indiretos associados às operações; ao final desta avaliação as empresas incluem o Mark up com que querem operar e temos a política ou preços de venda.
Como esta afirmação é alto absolutamente elementar, qual é a lógica de copiar quase literalmente os preços do concorrente?
É sempre salutar colocar os critérios com que administramos as nossas empresas em revista.
Em nossa experiência cotidiana, nos esforçamos para transformar em notícias as informações que consideramos que os nossos clientes devem transmitir aos seus clientes e prospectos.
Portanto, preguntamos, questionamos, indagamos, queremos entender os processos como forma de transmitir ao mercado o verdadeiro diferencial de nosso cliente em relação à sua concorrência direta. Quando o cliente aprecia este diferencial a empresa começa uma escalada de independência operativa e comercial; não antes...

Roberto Lacerda Oliva tem a dupla nacionalidade, Brasileira e Espanhola. Dirigiu a divisão de serviços expressos da TNT no Brasil. Desde 1991 vive na Europa. Atualmente além de ocupar a posição de Diretor Geral da Press Log e da Soma Log participa no Conselho Assessor Externo da empresa brasileira ASSIMPTUR; www.assimptur.com.br da Dpuntos Scp; www.dpuntos.com e ocupa a posição de Assessor de Grandes Contas do grupo espanhol GrupoUnoCTC; www.grupounoctc.com

0 comentários:

Postar um comentário