MOVIMAT - Logística reversa pode se tornar fonte de negócios

BOLETIM 4 MOVIMAT – 18 DE SETEMBRO DE 2014 - Pela primeira vez, a Movimat SP sedia uma Conferência da Reverse Logistics Association – RLA, associação norte-americana de logística reversa, colocando em evidência os desafios que envolvem essa questão.
Com palestras e workshops, em três dias, representantes de indústrias referência no mercado mundial trataram da questão, compartilhando soluções que deram resultado positivo dentro de suas empresas.
Para o diretor executivo da Reverse Logistic Association, Gailen Vick, a realização da Conferência em meio à Movimat superou suas expectativas. “Já realizamos essa conferência em São Paulo há alguns anos, mas ter feito junto com a feira certamente agrega e insere a logística reversa dentro do processo logístico como um todo, inclusive como oportunidades para ganhar dinheiro com isso. Por isso, na conferência podemos dividir boas práticas já implantadas por empresas de diversos países para que o Brasil consiga encontrar soluções para a logística reversa de forma produtiva e rentável”, ressalta o americano.
O diretor da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná, Marcelo Melek, que coordenou dois painéis na Conferência, alguns dos entraves para o desenvolvimento da logística reversa no Brasil é a questão cultural, tanto da incompreensão do que realmente significa como da resistência do consumidor brasileiro a se interessar por produtos recondicionados ou reciclados. “Logística reversa é pouco falada no Brasil e muito mal compreendida, até mesmo por quem atua nessa área, que a vê apenas como o retorno de um produto para a fábrica por má utilização ou por apresentar defeito. A logística reversa é um processo completo que envolve todos os elos da cadeia, por isso ter a conferência junto com a feira da logística é uma oportunidade de conhecer e integrar esses dois mundos, que têm suas especificidades e características, parecem dois mundos à parte, mas que se complementam e formam um só”, afirma Melek. Ele destaca que é preciso que as pessoas enxerguem oportunidades de negócios com logística reversa e com o reaproveitamento do que é retornado. “Um exemplo são as embalagens tetrapark que contém uma espécie de alumínio. Não se sabia o que fazer com elas. Hoje esse material é utilizado para uma aplicação na indústria que antes não se tinha pensado. Outras áreas usam como combustível para forno e economizam dinheiro com isso. Logística reversa pode ser uma grande fonte de receita e gerar oportunidades de mercado”, aposta.

MOVIMAT É PLATAFORMA PARA LANÇAMENTOS DE SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA ALAVANCAR A PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS
Um dos setores mais aquecidos da Movimat é o de tecnologia da informação, no qual empresas desenvolvem e apresentam soluções para tornar a operação logística mais eficiente e competitiva.
A Benner, uma das maiores fornecedoras de software de gestão empresarial do Brasil, trouxe para a Movimat uma suíte de soluções capaz de incorporar os processos de transporte, suprimento, produção e devidas atividades integradas das empresas do segmento industrial. Segundo o diretor comercial da Benner, Sergio Fabiano Matos Botelho, o mercado está carente receptivo a soluções em logística e de gestão em supply chain. Em 2013, produtos e serviços para esse mercado representaram 37% do faturamento da companhia e a expectativa é que, em 2014, esse índice salte para 45%.
A Startrade lança durante a Movimat cinco ferramentas de TI para logística, já consolidadas em países em que a logística está mais avançada, como EUA, Alemanhã e México. “Isso marca o início de uma nova demanda por profissionais capacitados a operar essas ferramentas, assim como uma nova era de planejamento para as empresas, já que até então o empirismo e a falta de ferramentas adequadas exigia improvisação, papel, planilhas extremamente complexas e poucos resultados”, analisa o diretor comercial da StarTrade, Luís Gardolinsk.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, em parceria com a Di.Tech, empresa italiana especializada em sistemas de gestão para o segmento de varejo, apresenta na Movimat o sistema Di.Vo de comando por voz para separação de produtos, o “picking by voice”. O Di.Vo permite aos operadores dos CDs fazerem a apanha de produtos “ditados” por um sistema de voz. Por trabalharem com as mãos livres, sem ter que ocupá-las com listagens, leitores de códigos de barras e etc., a produtividade é significativamente maior. Por trabalharem com fones de ouvidos e, portanto, mais concentrados nas suas atividades, os separadores conseguem fazer mais operações e com menor incidência de erros. Esse processo agiliza o abastecimento dos caminhões, permitindo a entrega dos itens aos destinos mais rapidamente.
A Generix Group Brasil, líder em soluções para a Supply Chain, participa pela pela primeira vez da Movimat. A empresa participa tradicionalmente da SITL (Semana Internacional de Transporte e Logística), em Paris, na França, promovida pela Reed. Na Movimat, executivos da empresa ministraram workshops sobre tendências e melhores práticas mundiais, análises de rentabilidades de investimentos em otimização de supply chain, tanto para operações de transporte como de estocagem e de reabastecimento.
Já a Alcis, empresa 100% brasileira, lança na Movimat o WMS Alcis FRIO (sistema especializado no atendimento das necessidades específicas da Cadeia do Frio), WMS Alcis FRIO WEB (mesma aplicação, só que 100% acessível via WEB), Módulo Fiscal (client-server ou WEB) – destinado à questão fiscal quando a armazenagem ocorrer em Regime de Armazém Geral e Painel de Controle (via WEB) – visualização de volumetria e indicadores de produtividade.
A GKO Informática, empresa especializada em soluções tecnológica com foco na gestão de fretes, preparou para a Movimat o lançamento do produto GKO Plus, uma versão do GKO FRETE com infraestrutura instalada na “nuvem” em que os clientes pagam apenas pelo volume de uso do produto ao invés da compra da licença como um todo.

FABRICANTES DE VEÍCULOS URBANOS DE CARGA APOSTAM NO MERCADO AQUECIDO PARA ESSE SEGMENTO
As crescentes restrições de tráfego a veículos pesados em grandes cidades vêm impulsionando o segmento de Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões de pequeno porte (de largura máxima de 2,20m e comprimento de até 5,50m). Segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), em cinco anos, a frota dessa categoria de veículos cresceu 49,5%. Novidades para esse segmento estão sendo apresentadas na Movimat SP.
A Renault trouxe para a feira sua linha de veículos que se enquadram em VUC, como o Master Chassi, Kangoo e Master Furgão, disponíveis para test-drive. Os modelos são os mais vendidos da categoria graças à capacidade de carga que podem transportar. No caso do Master Chassi são até 1800 quilos suportados na carroceria, 800 quilos para o Kangoo e 1600 quilos para o Furgão.
A Lifan Motors apresenta na Movimat o novo minitruck Foison com toda a sua versatilidade de uso. Recém-lançado no mercado brasileiro, o Foison é o segundo veículo da marca chinesa no mercado brasileiro e o primeiro no segmento de veículos comerciais. O minitruck supre uma lacuna existente no segmento de VUC por se diferenciar pela força do motor 1.3 a gasolina que desenvolve 85 cv de potência, pela maior cacamça da categoria e pelo baixo custo de aquisição e manutenção.
A Kia Motors apresenta no evento os diferenciais do Kia Bongo, um comercial leve com motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler com potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e transmissão manual de seis velocidades. Desde o ano passado, além da motorização e câmbio, as principais mudanças do Bongo são a grade frontal, agora com a ‘assinatura’ da Kia e detalhes cromados, as rodas aro 15’’, o revestimento dos bancos em tecido e os novos volante e painel de instrumentos. Na Movimat, a Kia expõe diferentes exemplos de utilização do Bongo: com baú frigorífico, baú fechado e carroceria.
Mais informações: www.expomovimat.com.br
Galeria de fotos: www.flickr.com/photos/feiramovimat

Informações para a imprensa:
Attuale Comunicação – tel. (11) 4022-6824
Sala de Imprensa Movimat – tel. (11) 2221-4586
Mariele Previdi – mariele@attualecomunicacao.com.br | (11) 99954-4626
Mariane Belasco – mariane@attualecomunicacao.com.br | (11) 97282 1108

Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - (11) 3060-5019 - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez - (11) 3060-4947 - monise.hernandez@reedalcantara.com.br
Andressa Bezerra – (11) 3060-4747 – andressa.bezerra@reedalcantara.com.br


0 comentários:

Postar um comentário