Acordo de R$ 332,8 milhões firmado pelo Ministério dos Transportes e o governo de São Paulo permitirá a sinergia.
Um acordo no valor de R$ 332,8 milhões assinado nesta
quinta-feira (22/8) pelo ministro dos Transportes, César Borges, e o
governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, permitirá que o Rodoanel Norte
e o Ferroanel Norte sigam o mesmo traçado. Estima-se que a medida
resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, além de
reduizir o impacto social e ambiental das obras. O documento determina
que serviços de terraplanagem, drenagem, proteção de taludes e aterros,
entre outros, devam ser executados em uma única etapa para os dois
empreendimentos.
O Governo de São Paulo alega que a alteração no traçado original do
Rodoanel será pequena, já que a faixa de domínio é larga o suficiente
para receber a rodovia e a ferrovia, lado a lado. O cronograma da obra
deverá ser redefinido.
O Ferroanel contemplará a Região Metropolitana de São Paulo e
interligará as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. O
empreendimento é dividido em em trecho Norte e Sul. O tramo Norte
possui 52,75 km e será o primeiro a ser viabilizado. A publicação do
edital está prevista para o início de 2014.
Já o Rodoanel Norte, que teve suas obras iniciadas em março deste
ano, terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do
Rodoanel. A previsão é que o Rodoanel fique pronto em 36 meses de obras.
Fonte: Transporta Brasil
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