Rússia e China inauguram oleoduto e negociam gás

Os presidentes russo, Dimitri Medvedev, e chinês, Hu Jintao, inauguraram nesta segunda-feira (27/9) um oleoduto, que transportará petróleo siberiano para a China, e tentaram impulsionar as negociações sobre outro tema estratégico: o gás.

A Rússia é o maior produtor de petróleo do mundo, enquanto a China é o principal consumidor de energia, à frente dos Estados Unidos

O fornecimento de hidrocarbonetos russos ocupa lugar de destaque na agenda de cooperação econômica entre as duas potências. A Rússia é o maior produtor de petróleo do mundo, enquanto a China é o principal consumidor de energia, à frente dos Estados Unidos.
"Nunca antes nossos vínculos estiveram marcados por um nível como este de confiança mútua", comemorou Medvedev, que se reuniu com Hu no Palácio do Povo.
Os dois chefes de Estado presidiram uma cerimônia de inauguração simbólica do oleoduto Sibéria-Pacífico, que transportará petróleo da Sibéria para as refinarias de Daqing, noroeste da China.
O duto deve começar a funcionar dentro alguns meses.
A gigante russa Gazprom e a companhia nacional petroleira chinesa (CNPC) podem assinar antes de meados de 2011 um acordo sobre o fornecimento de gás russo para a China, anunciou nesta segunda-feira o vice-primeiro-ministro russo, Igor Setchin, que faz parte da delegação de Medvedev.

Fonte: Brasil Econômico

0 comentários:

Postar um comentário